Olá meus amores ❤
Tudo bem com vocês?
Bem eu hoje venho falar-vos da cidade de Tomar. Tomar é um lugar de história, de mistérios, de esconderijos... É um lugar que tem de desvendar!
Tomar, a cidade templária, que se desenvolveu a partir da construção do castelo, mandado erguer em 1160 por D. Guardim Pais, Grão-Mestre da Ordem do Templo, e que viria a ser sede dos cavaleiros-monges em Portugal, é um lugar a alia uma beleza inolvidável à presença histórica, carregada de simbolismo e misticismo.
O rio Nabão, que atravessa a cidade, é um exemplo dessa beleza. Os magníficos jardins, como o Mouchão Parque e a Mata dos Sete Montes, são jardins que vai querer descobrir. Assim como a Albufeira do Castelo de Bode, um espelho de água rodeado por pinhais, com pequenos ilheús, que propicia paisagens deslumbrantes.
O património edificado é outra das razões porque não deve deixar da visitar esta região. O Convento de Cristo, a "jóia da coroa", é um monumento, datado do século XII, foi designado pela Unesco, em 1983, Património da Humanidade. Caracterizado por diversos estilos arquitectónicos, tem como principais atracções a Charola (igreja original dos templários) e a famosa Janela do Capítulo (estilo manuelino) , ornamentada com motivos marinhos em honra da época dos Descobrimentos. Em Tomar pode também visitar o Museu Luso-Hebraico Abraão Zacuto, a mais antiga sinagoga existente em Portugal.
Mas em Tomar também encontra tradição...
De 4 em 4 anos, em Julho, esta cumpre-se através da Festa dos Tabuleiros, um ritual de origem pagã, na qual as mulheres desfilam com tabuleiros carregados de pão e flores sobre a cabeça. O colorido das flores e a alegria popular misturam-se num ambiente efervescente.
Deixo aqui os mapas para vocês:
Vamos descobrir mais um pouco sobre sobre Tomar através de fotos:
Igreja e Convento de S. Francisco, Museu dos Fósforos
Infante D. Henrique
Mata dos Setes Montes
Convento de Cristo e Castelo Templário
Paços do Concelho
D. Guardim Pais
Igreja de S. João Batista
Estaus
Rotunda dos Tabuleiros
Igreja de Sta Maria do Olival
Ponte de D. Manuel I ou Ponte Velho
Igreja e Convento de S. Iria
Roda do Mouchão
Espero que tenham gostado! Deixa o teu comentário.
Um beijo 💋