Olá meus amores ❤️
Tudo bem com vocês?
Hoje venho falar de Óleo de Argão, este é um extrato retirado das nozes da planta Argania spinosa, encontrada apenas no Marrocos. Os marroquinos já usam esse óleo para o tratamento dos cabelos, há séculos, uso que foi descoberto recentemente pelo resto do mundo.
O óleo é produzido de forma manual, primeiro retirando a polpa das nozes e deixando-as ao sol para secarem, depois são utilizadas pedras para abrir as nozes secas para que as sementes possam ser removidas, em seguida, elas são levemente tostadas e o óleo é retirado.
O óleo de argão era muito usado para os cabelos, mas descobriu-se que também é eficaz para o tratamento da pele.
Confere os benefícios que ele traz para cada um deles:
Cabelos O óleo de argão ajuda em problemas como o frizz e controlo de fios rebeldes. Isso acontece porque os cabelos normalmente tem carga elétrica negativa por causa da queratina, mas essa é a principal causa de fios arrepiados. Por isso, os óleos vegetais envolvem os fios, e faze com que a carga negativa escorregue para as pontas, diminuindo o atrito e deixando os fios com aspecto saudável e maleável.
Além disso, ele é um tratamento natural: os antioxidantes e as vitaminas melhoram a elasticidade dos fios, dão um brilho luminoso e ajudam a renovar os cabelos contra danos causados pelo calor, vento, oxidação ou excesso de escova e química.
O óleo de argão tem 80% de gorduras insaturadas e tem três vezes mais vitamina E do que qualquer outro óleo vegetal, o que o ajuda a nutrir melhor os cabelos, sendo útil para cabelos secos e quebradiços, reduzindo as pontas duplas, além de proteger de danos térmicos.
Dizem que é muito bom também para usar em cabelos pintados, pois ajuda a manter a cor dos cabelos por mais tempo. Pois, é capaz de proteger os fios contra os danos causados por tinturas e realçar o brilho e a maciez.
Apesar de hidratante, também é indicado para cabelos oleosos, pois é absorvido rapidamente e não deixa resíduos que favoreçam a oleosidade, desde que não seja utilizado em grandes quantidades, pois assim pode obstruir o bulbo capilar.
A Embelleze Portugal tem vários produtinhos de Óleo de Argão que eu super recomendo (AQUI)
Pele O óleo de argão, apesar de ter ficado famoso pelo seu uso nos cabelos, também se tornou conhecido para cuidados com a pele. A sua hidratação permite que a pele absorva melhor os nutrientes e também tem efeitos anti-envelhecimento (por propriedades antioxidantes como os nutrientes saponinas e vitamina E), anti-inflamatórios e cicatrizantes. Pode ser usado no tratamento de fissuras mamárias, durante a amamentação, também como hidratante.
Ele possui um nutriente chamado esqualeno, que é um agente emoliente e umectante em formulações cosméticas. Depois de usado o esqualeno é estocado nos tecidos epiteliais, o que garante alta taxa de proteção para a pele contra radicais livres, efeito anti-oxidante e, portanto, auxilia na prevenção do envelhecimento da pele.
Espero que tenham gostado! Deixa o teu comentário.
Um beijo 💋